Marketing de Hospitalidade: Um remédio para problemas da indústria hoteleira

hotel5
Em tempos antigos, analistas sugerem que o conceito desta indústria era inicialmente conhecido com um sinônimo, a indústria hoteleira. No entanto, na era moderna, a terminologia da ‘Indústria da Hospitalidade’ é mais comum que compreende aqueles negócios que fornecem serviços como hospedagem, alimentos e bebidas para viajantes que buscam prazer, bem como aqueles que viajam por razões de negócios (Gray & Liguori, 1996).

Hospitalidade e Marketing

Embora a indústria seja assumida como uma demanda duradoura, mas há certos problemas que esta indústria enfrenta regularmente. Esses problemas podem incluir incerteza para os custos da fonte de energia ainda mais econômica, aumento da tendência de problemas na manutenção de instalações rentáveis de alimentos e bebidas, comparativamente mais aumento nos custos de mão-de-obra em comparação com a produtividade, insatisfação dos clientes devido ao aumento do tamanho e do número de quartos, pois é reivindicado para aumentar o registro e outros serviços de tempo de processo e, mais importante, muito alto concorrência que induz cortes de taxas pesadas para sobreviver (Gray & Liguori , 1996).
Mantendo esses fatores em vista, em particular a insatisfação e a redução de lucros dos clientes, Lewis & Chambers (1989) afirma que a indústria hoteleira historicamente não percebeu a importância do marketing e um remédio para o problema da indústria está encapsulado no “marketing de hospitalidade”, tanto em sua fundação quanto em práticas. Da mesma forma, na década de 1970 e posterior, as empresas estavam focadas em aumentar os ativos e esqueceram a essência da indústria, ou seja, o “atendimento orientado ao cliente”.

Turismo e Hospitalidade

Foi sugerido que os players da indústria hoteleira deveriam perceber que o produto de hospitalidade é diferente, ou seja, algo intangível que eles estão vendendo e como tanto.
Tal tendência pode ser observada em todo o mundo (Papers4you.com, 2006). Cadeias alimentares como McDonalds, Pizza Hut etc estão agora focando no atendimento e sabor do cliente em vez de se concentrar apenas em sua própria marca. O McDonalds na Índia, por exemplo, opera de forma diferente enquanto se concentra no “aspecto vegetariano” de sua tradição do que o McDonalds nos EUA, onde o foco é mais para uma instalação de alimentos fácil e acessível.
Assim, a discussão pode concluir que a indústria hoteleira prestou serviços sempre necessários. No entanto, pode enfrentar certas questões específicas que podem ser contra-contra-atacadas através do “marketing de hospitalidade” específico da indústria